A pandemia modificou a realidade de todos, inclusive das empresas que precisaram se adaptar e continuar se reinventando para acompanhar as mudanças no mercado. Porém, organizações que ainda não se adequaram estão ficando para trás e podem perder grandes oportunidades.
Embora não se saiba exatamente qual será o futuro de alguns segmentos, esse período de tantas transformações mostrou que diversos empregos perderam a relevância de antes. Porém, enquanto alguns cargos foram descontinuados, outros foram criados.
Isso pode ser explicado pelo rápido avanço tecnológico vivenciado nos últimos anos e que foi necessário para conter os danos econômicos enfrentados quando a pandemia começou. Com essas mudanças, é inevitável que algumas companhias precisem oferecer novos treinamentos aos profissionais para acompanhar o mercado.
Para te ajudar a promover o desenvolvimento necessário aos colaboradores e se destacar dentre os concorrentes, separamos tudo o que você precisa saber sobre Upskilling e Reskilling, técnicas de aprendizagem que podem ser empregadas pelo RH. Acompanhe!
Qual é a diferença entre Upskilling e Reskilling?
Upskilling e Reskilling são termos bastante parecidos. Ambos falam sobre treinar as equipes para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho. Entretanto, o significado dessas duas palavras não é o mesmo.
Para não confundi-los e escolher a estratégia correta para a sua empresa, lembre-se de que o fator que os diferencia está no objetivo da formação. Enquanto o Upskilling é usado para o colaborador se especializar em seu cargo, o Reskilling o prepara para assumir novos cargos na empresa, deixando o profissional mais versátil.
Pensando em sanar suas dúvidas sobre esses dois termos, separamos a definição de cada um a seguir.
O que é Upskilling?
Upskilling é uma técnica de aprendizado que desenvolve ou reforça competências que o colaborador já possui em seu cargo atual. Ou seja, ajuda o profissional a aprimorar suas habilidades e conhecimentos a respeito de sua área de atuação.
Ao promover esse aperfeiçoamento constante na empresa, os profissionais conseguem realizar suas tarefas de maneira mais eficaz e se preparar para os novos desafios de sua função.
O que é Reskilling?
Reskilling promove o desenvolvimento de novas habilidades do colaborador, para que ele passe de uma função para outra. Com isso, o profissional aprende competências necessárias para assumir um novo cargo na empresa.
Se uma pessoa trabalha na parte operacional de Marketing e deseja ocupar uma posição de gerência, não será possível promovê-la antes de desenvolver as competências necessárias para essa colocação.
Qual é a importância de treinar as pessoas da empresa?
As transformações no mercado ao longo dos anos são muito comuns. Por isso, é possível que os colaboradores não se encaixem à nova realidade. Nesse caso, a solução não é demiti-los, mas sim promover treinamentos corporativos.
É natural que os profissionais precisem se especializar mais em algumas áreas para conseguirem realizar suas tarefas com qualidade. Isso ajuda a deixar os clientes mais satisfeitos com os serviços prestados, mas não é o único impacto dos treinamentos empresariais.
A experiência dos colaboradores na companhia é extremamente importante para o sucesso dos seus negócios. Funcionários satisfeitos ficam mais motivados e se dedicam ainda mais. Com isso, dificilmente buscam por oportunidades de trabalho em organizações concorrentes.
Já parou para pensar porque tantas pessoas sonham em trabalhar no Google, Netflix, Nubank e outras instituições voltadas para tecnologia? A resposta está na proposta de valor dessas empresas, onde sempre se pensa muito mais na experiência da equipe do que unicamente em metas.
Isso não significa que essas instituições não possuam metas, mas que o RH delas é muito mais presente e autônomo. Por esse motivo, hoje não basta ter uma boa Gestão do Capital Humano (HCM, em inglês), mas é necessário estabelecer uma Gestão da Experiência Humana (HXM) para tornar a jornada do colaborador a melhor possível.
A geração que está chegando ao mercado acredita muito mais em promover ações para o time trabalhar feliz e ser reconhecido, do que exercer suas funções sob pressão e em um ambiente estressante. E realizar os treinamentos e capacitações da equipe vão ajudar sua empresa a ser mais humanizada no dia a dia.
Três benefícios do Upskilling e Reskilling para as empresas
Além de ajudar sua empresa em tempos de pandemia, as técnicas de Upskilling e Reskilling são ótimas opções para adotar a médio e longo prazo. Como as indústrias e a tecnologia vão continuar em evolução, treinar as habilidades dos colaboradores não deixará de ser importante.
A ideia geral dessas duas técnicas é justamente manter sua equipe sempre atualizada. Independentemente se a situação é favorável e a empresa está com ótimos resultados, ou se o cenário é mais desafiador, como em uma pandemia.
Se você não tem certeza se deve investir em Upskilling e Reskilling nos seus negócios, não se preocupe. Listamos três benefícios que essas técnicas podem proporcionar à organização a longo prazo:
1. Redução da brecha digital entre os colaboradores
Um dos principais motivos para você começar a aplicar esses métodos de desenvolvimento profissional em sua empresa é aprimorar o conhecimento das equipes no âmbito digital.
Esse ponto é muito importante, especialmente para os colaboradores mais velhos que não possuem tanta intimidade com tecnologias. Caso esses profissionais não comecem a se familiarizar o mais rápido possível, será mais complexo para eles absorverem novas ferramentas no futuro.
2. Maior retenção de talentos
A retenção de talentos é outra vantagem proporcionada pelas técnicas de Upskilling e Reskilling. O que mantém o colaborador na empresa não é apenas o salário competitivo, mas todos os benefícios oferecidos que vão além dos básicos vale-refeição, vale-transporte e plano de saúde.
Oferecer parcerias com academias e estúdios fitness, clubes recreativos, psicólogos, ter um escritório pet-friendly e promover cursos profissionalizantes para o desenvolvimento dos profissionais pode ser uma boa iniciativa para evitar um alto índice de rotatividade na empresa.
3. Maior atração de talentos
Pensar na atração de talentos também é fundamental para manter a empresa em destaque no mercado. Afinal, sempre há rotatividade de colaboradores e muitos também se aposentam, então é indispensável trazer novas pessoas para a equipe.
Para contratar pessoas mais adequadas aos cargos é importante considerar como está a imagem da instituição no mundo corporativo. Deixá-la atrativa para quem já faz parte do seu quadro de funcionários é uma das formas de conseguir uma boa popularidade.
Para isso, é necessário investir em técnicas de employer branding. Promover a capacitação dos colaboradores é uma ótima maneira para melhorar a fama da empresa, então você pode aproveitar o Upskilling e Reskilling para alcançar esse objetivo.
Escolher alguns cursos de idioma vai te auxiliar nessa tarefa e você pode contar com a Slang para isso! Com a nossa plataforma, é possível capacitar sua equipe com o inglês técnico utilizado no seu mercado.
Temos mais 200 cursos online para você e sua equipe se especializarem. Todos são baseados em machine learning e personalizados de acordo com o conhecimento prévio de cada colaborador.
Como implementar um plano de Upskilling e Reskilling na empresa?
Antes de promover esse tipo de treinamento, é importante traçar um plano de carreira para todos os cargos. Faça isso em todas as áreas e com todas as posições existentes na empresa, desde as mais operacionais, até as de liderança.
Considere a realidade de cada colaborador, sempre observando seus desejos profissionais, habilidades e aptidões. Lembre-se também de notar qual é a necessidade da empresa. Assim, seu time não se frustra e você consegue fazer um alinhamento de expectativas e realidade.
Gostou do conteúdo? Saiba também qual é a importância do inglês para evitar o analfabetismo profissional nas empresas!