Um dos maiores desafios para quem está desempregado é a recolocação profissional. Em um primeiro momento, o impacto da demissão pode afetar qualquer um e a dificuldade do mercado de trabalho pode ser amedrontadora.
Aliás, demissão não é o único motivo para uma pessoa estar desempregada. Há várias outras razões, como uma transição de carreira ou a tentativa de uma vaga melhor, por exemplo.
Nesses momentos, é muito importante manter a calma e focar no objetivo principal: se recolocar no mercado de trabalho. Por isso, preparamos esse artigo com dicas essenciais para te ajudar nesse processo um tanto quanto temido. Acompanhe a seguir!
Como funciona a recolocação profissional?
Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o mercado de trabalho já deu sinais de reação no último trimestre de 2021. Isso é um bom sinal, apesar de a taxa de desemprego ainda estar elevada.
A tendência é que esse cenário melhore. Com um mercado de trabalho mais aquecido, as chances de recolocação profissional se potencializam.
Há três formas de recolocação profissional:
- quando o profissional busca uma consultoria para ajudá-lo a voltar ao mercado de trabalho;
- quando a empresa disponibiliza uma consultoria no pacote de demissão, para minimizar os impactos;
- quando o profissional busca voltar ao mercado por conta própria.
Independentemente da sua situação, há um mercado exigente lá fora em que tudo é urgente. Por isso, é importante ter em mente que nenhum recrutador vai esperar por alguém que ficou meses sem trabalho e não dedicou parte desse tempo para se qualificar.
Oito dicas para se preparar para a recolocação profissional
Apesar de ser desafiador, o processo de recolocação profissional pode se tornar mais fácil se houver uma preparação prévia. A seguir, separamos algumas dicas de como se planejar adequadamente:
1. Defina os objetivos para sua carreira
Pense na experiência que você já acumulou. De que maneira você pode contribuir com a empresa em que vai tentar entrar?
Aliás, pense em qual função gostaria de exercer. Isso é importante para não optar por algo semelhante, caso tenha se desligado por insatisfação com a função e repetir o padrão.
Sua recolocação profissional deve ser bem pensada. Com os objetivos definidos, você pode distribuir seu currículo de maneira estratégica e muito mais assertiva.
2. Atualize seu currículo
O currículo deve ser atualizado em todos os sentidos. Primeiro, pegue o modelo que você já tem e o recicle. Mude o layout, revise o conteúdo e atualize os dados como novos cursos e atividades de um emprego recente. Apesar de parecer estranho, fazer essa revisão pode ajudar a recarregar as energias e dar uma boa sensação de renovação.
Feito isso, recicle-o de outra forma: se capacitando. É hora de incrementar seu currículo fazendo cursos. Aperfeiçoe os conhecimentos técnicos, adquira competências comportamentais, aprenda ou reforce seu inglês e se atualize sobre novas tecnologias.
Dessa forma, você não vai apenas deixar o currículo mais atrativo e mostrará todas as suas competências profissionais. Com essa atitude, você também pode se preparar para os novos desafios na carreira.
3. Pesquise sobre as vagas de emprego
Você já sabe o cargo para o qual vai se candidatar? Essa é a hora de encontrar a vaga ideal. Pesquise as vagas que mais te interessam, verifique como é o processo de seleção, quais são as exigências, as funções e até mesmo a faixa salarial.
Observe também os requisitos necessários, já avaliando o que pode ser um diferencial e o que pode ser decisivo para a sua contratação. Exigências como conhecimento em determinado software e domínio do inglês profissional são alguns exemplos.
Pesquise tudo que agregue informações à sua jornada de recolocação profissional. Assim, você pode traçar a melhor rota para alcançar a tão almejada vaga.
4. Não descarte vagas temporárias
Pode acontecer de você se deparar com vagas que se encaixam perfeitamente no que está procurando, porém, são por um tempo determinado. Em situações assim, nossa dica é: aproveite!
Primeiro, porque você pode ver se realmente é o que pretende fazer e se está bem preparado para a vaga. Segundo, porque essa vaga temporária pode se tornar permanente, com a possibilidade de você ser efetivado.
Por último, mas não menos importante, você adquire experiência profissional, o que pode ser muito importante para o seu futuro. Além disso, você se torna conhecido pela empresa. Mesmo que seu contrato temporário termine, pode ser chamado para outro cargo compatível com seu perfil.
Esse tipo de experiência conta muito para sua recolocação profissional. Projetar-se no mercado de trabalho, mesmo que temporariamente, te deixa em evidência.
5. Ative e mobilize sua rede de relacionamentos
Networking, como também é chamada a rede de contatos e relacionamentos, é de suma importância quando se está buscando recolocação profissional. Nesses casos, aquela máxima de “quem não é visto, não é lembrado” é bem verdadeira.
Mantenha proximidade com pessoas da sua área, colegas de graduação, ex-colegas de trabalho e pessoas com os mesmos interesses profissionais. Isso ajuda muito a se manter atualizado sobre o mercado e a ser lembrado para vagas de emprego.
E mais: não esqueça das redes sociais, sobretudo do LinkedIn. Elas são uma ótima forma de fazer networking e mostrar suas habilidades e competências.
6. Prepare-se bem para a entrevista
Essa dica é bastante óbvia, mas é sempre bom reforçá-la. A entrevista é um momento decisivo em um processo de seleção. Por isso, é necessário seguir sempre as recomendações de seu consultor, que deverá prepará-lo para esse momento.
Caso não tenha um, observe sempre os seguintes pontos:
- saia de casa com antecedência para não se atrasar. Se a entrevista for online, certifique-se de que tudo está funcionando;
- descanse bastante no dia anterior e tenha uma boa noite de sono;
- coma alimentos leves antes de sair de casa;
- vista-se adequadamente; pesquise no site ou nas redes sociais da empresa imagens nas quais seja possível identificar o dress code — se é formal ou mais informal.
Lembre-se sempre disso: a entrevista é o contato humano. O recrutador já sabe bastante sobre você, mas é nesse momento que ele vai te avaliar. Ele vai observar sua personalidade, seu tom de voz e até como você se comporta.
Outra dica é que você estude sobre a empresa, conheça seus valores e veja se está alinhado com eles. O fit cultural é bem relevante e certamente será avaliado no processo seletivo.
7. Reforce suas competências
Uma das formas de se preparar para a recolocação profissional é se capacitando e aprimorando habilidades e competências.
Já falamos um pouco sobre isso quando abordamos a atualização do currículo, mas, reforçando a ideia: não concentre seus esforços somente em competências técnicas. Equilibre-as com as competências comportamentais como inteligência emocional e trabalho em equipe, e aproveite para evoluir tanto o lado profissional, quanto o pessoal.
8. Domine o inglês da sua área profissional
Outro ponto importante é saber inglês além do tradicional. Ou seja: estude o inglês profissional e especializado que o mercado de trabalho demanda. Isso pode fazer toda a diferença para a sua recolocação profissional, ajudando a desenvolver as habilidades e competências da sua área de maneira ampla e também em outra língua.
Com cursos voltados para a carreira, nós da Slang podemos te ajudar nesse processo. Temos cursos de inglês para a área financeira, de operações e manufatura, transporte e logística, e tantos outros. São mais de 200 cursos especializados.
Com um sistema gamificado e uma plataforma que te permite estudar onde e quando quiser, você aprende como se estivesse em um jogo. Além de não gastar tempo tendo que se locomover até uma escola de idiomas, o que torna todo o processo mais dinâmico.
Dessa forma, você desenvolve seu inglês profissional bem mais rápido e se prepara para o mercado de trabalho. Assim, sua recolocação profissional pode se tornar um desafio bem menor do que foi imaginado inicialmente.
Gostou das dicas para se recolocar no mercado de trabalho e quer desenvolver seu inglês profissional? Conheça os nossos planos e comece a estudar gratuitamente!