Quem busca concretizar seus objetivos profissionais e alcançar o sucesso deve primeiro entender quais aspectos individuais precisam ser aprimorados. O desenvolvimento pessoal é um dos principais passos nessa trajetória, funcionando como uma via expressa para potencializar habilidades e competências.
Um plano de desenvolvimento pessoal bem feito beneficia de inúmeras formas a construção de uma carreira, além de ajudar na saúde mental e na vida social. Isso porque investir em você mesmo envolve autoconhecimento, capacitações, equilíbrio, autovalorização e outros aspectos que impactam a qualidade de vida.
Importante e desafiador, esse deve ser um processo de aprendizado constante e gradual. Para te ajudar, selecionamos informações sobre o que é o desenvolvimento pessoal e algumas dicas práticas de como alcançá-lo. Acompanhe!
O que é desenvolvimento pessoal?
Como o próprio nome diz, o desenvolvimento pessoal é o processo de melhoria e evolução relacionado a características individuais. Dessa forma, consiste na análise dos aspectos importantes de cada pessoa, principalmente das metas e objetivos que busca alcançar através de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Esse processo abrange diversas áreas, beneficiando a vida profissional e pessoal de quem busca tal equilíbrio. Os investimentos podem ser feitos em âmbitos mais técnicos ou pessoais, como o aprendizado de um novo idioma, melhoria da comunicação ou até o desenvolvimento da inteligência emocional.
Focar em capacitações também é um preparo para qualquer situação. Ou seja, essa é uma forma de desenvolvimento que auxilia no alcance de metas e na construção de sonhos.
Soft skills x Hard skills
Existem dois conceitos de aptidões que devem ser desenvolvidos quando pensamos em evolução pessoal: soft e hard skills. Ambas são importantes para quem deseja ser um profissional qualificado.
As soft skills são habilidades sociocomportamentais de um ser humano, sendo mais difícil mensurar seu aprendizado e evolução. No entanto, é possível reconhecer suas melhorias conforme objetivos traçados. Elas abrangem comportamentos como proatividade, liderança, boa relação interpessoal, etc.
Já as hard skills são as competências técnicas, aquelas que podem ser conquistadas através de um curso, graduação ou certificado, por exemplo. Geralmente, são os focos em currículos por se tratarem de aptidões examináveis.
Benefícios de focar no seu desenvolvimento pessoal
Focar no crescimento pessoal traz diversos benefícios para quem deseja conquistar um equilíbrio e manter uma boa qualidade de vida. Investir nesse desenvolvimento requer tempo e vontade, mas os resultados são bem efetivos.
Listamos algumas das principais vantagens para você que está em busca de realizações individuais e profissionais através do desenvolvimento pessoal:
Autoconhecimento
Para melhorar ou conquistar novas soft e hard skills, primeiro você deve entender quais pontos devem ser desenvolvidos a fim de alcançar as metas traçadas. Você pode identificar os tópicos que devem ser trabalhados a partir de uma autoavaliação.
Isso faz com que o processo de autoconhecimento seja profundo e muito esclarecedor. Mesmo que conhecer a si mesmo seja um grande desafio, esse é um dos primeiros passos para o crescimento pessoal.
Motivação e satisfação
Entender o que você quer e correr atrás disso traz um sentimento de motivação. Consequentemente, aumentando a sua produtividade diariamente.
Além disso, com um objetivo para cada tarefa e atividade realizada, a satisfação em diversos aspectos da sua vida também melhora. Esse também é um ponto extremamente importante para encontrar equilíbrio e manter a saúde mental.
Requalificação constante e crescimento profissional
O processo de desenvolvimento pessoal é algo contínuo, por isso, o aprimoramento das suas habilidades e competências estarão sempre em crescente. Como resultado, você pode conquistar oportunidades cada vez mais desafiadoras e recompensadoras.
Investir em você mesmo também é uma das formas mais efetivas de subir na carreira, afinal, o mercado de trabalho está sempre buscando profissionais que possuem facilidade e querem aprimorar-se.
Inteligência emocional
Como o processo de desenvolvimento pessoal envolve uma autoavaliação, ele ajuda a melhorar a forma como você lida com algumas situações, ou seja, sua inteligência emocional. Ela é baseada em quatro principais pilares: o autoconhecimento, o gerenciamento de emoções, a empatia e a sociabilidade.
Assim, desenvolver a inteligência emocional efetivamente também traz sensações de felicidade, conquistas, realização e bem-estar. Todos esses aspectos são necessários para manter a qualidade nas diferentes áreas da sua vida.
Cinco dicas para investir no desenvolvimento pessoal
Agora que você já sabe os benefícios de se aperfeiçoar constantemente, confira algumas dicas práticas para investir cada vez mais em seu desenvolvimento pessoal!
1. Trace metas
Compreender quais são seus objetivos e metas é o primeiro passo para desenhar um plano de desenvolvimento pessoal. Escreva em algum lugar visível o que você quer conquistar e onde deseja chegar, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.
Essa etapa vai te ajudar a entender quais investimentos precisam ser feitos a fim de alcançar as metas que traçou. São esses objetivos que vão te guiar e mostrar as decisões a serem tomadas durante o caminho.
Se você deseja trabalhar no exterior, por exemplo, o que precisa ser feito? Começar a se organizar financeiramente para a mudança, aprender inglês profissional e aprimorar as habilidades de liderança com o intuito de conseguir uma vaga específica, são alguns dos pré-requisitos para alcançar esse objetivo.
2. Faça uma análise dos seus pontos fortes e dos que precisam ser melhorados
Antes de traçar um plano de ação, faça uma autoanálise. Liste todos os pontos que precisa e quer desenvolver e dê uma nota do quão bom ou preparado você já está.
Essa etapa é importante para você compreender quais são seus principais pontos fortes e os que ainda precisam de um pouco mais de atenção. Lembre-se também que você precisa estar em constante desenvolvimento em todas as áreas, inclusive continuar treinando os pontos que já são fortes, combinado?
3. Consuma conteúdos de qualidade
Na era da informação é possível encontrar milhares de materiais sobre qualquer tópico na internet, independentemente dos seus interesses ou da sua profissão. Para desenvolver-se constantemente, pesquise especialistas no assunto escolhido e consuma seus conteúdos.
Faça uma lista com artigos, autores, livros, podcasts e até filmes que você quer conhecer para investir em seu desenvolvimento pessoal. Essa é uma forma dinâmica de juntar o útil ao agradável, atualizando-se com conteúdos publicados diariamente.
4. Não tenha medo de experimentar
A melhor forma de se conhecer cada vez mais, é testando e experimentando coisas novas. Por isso, não tenha medo e não deixe de fazer uma coisa específica por presumir que não vai gostar.
Se for algo que não está te ajudando, procure outro que traga os mesmos benefícios e siga em frente. Lembre-se de que todo esse processo é contínuo e gradual e não deixe um desafio maior ser um empecilho.
5. Aprenda um novo idioma
Aprender uma nova língua é uma das melhores experiências na trajetória do desenvolvimento pessoal. Além de trazer benefícios para o mercado de trabalho, o conhecimento em outro idioma também é vantajoso para o seu dia a dia.
O conhecimento do inglês é fundamental para você conectar-se ainda mais com pessoas do mundo todo, trocar experiências e conhecer novas culturas – pontos essenciais para o crescimento.
E você pode unir o aprendizado de uma nova língua ao aprimoramento de conhecimentos da própria área de atuação profissional, sabia? Aqui na Slang, desenvolvemos cursos de inglês especializados para muitas áreas, criados para você aprender o vocabulário técnico da sua profissão.
Nossos cursos atendem diversos setores do mercado e trabalhamos para ensinar os termos técnicos de cada um deles, auxiliando no crescimento pessoal e profissional. Todos os módulos são online e podem ser acessados quando e de onde você quiser.
Além disso, nossa plataforma é baseada no sistema de machine learning, que permite a personalização do conteúdo conforme a sua necessidade e o seu nível de conhecimento. Assim, fica mais fácil aprender e colocar em prática o idioma.
O desenvolvimento pessoal é a construção de um indivíduo, por isso ele é tão desafiador, mas recompensador. Siga as dicas apresentadas aqui, foque nos seus objetivos e cresça constantemente. Você não vai se arrepender!
Quer mais dicas para continuar se aperfeiçoando? Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos sobre Guia de Carreira, além de aprendizados de Inglês Profissional e Geral.
E se você pensa em melhorar também o seu inglês profissional, acesse a nossa plataforma e comece de graça!