Pensar em ações que melhoram a qualidade de vida no ambiente de trabalho tem se tornado uma atitude recorrente em empresas pequenas, médias e grandes. Isso ocorre porque companhias com foco no bem-estar dos colaboradores experimentam diversas melhorias no dia a dia.
Por conta disso, muitas organizações estão se empenhando para oferecer benefícios aos profissionais que vão além dos tradicionais. Consequentemente, o employer branding dessas empresas também é trabalhado, o que ajuda a melhorar a reputação dela dentre os colaboradores e no mercado.
Inspiradas em grandes nomes como o Google, Facebook e Netflix, companhias estão investindo em benefícios corporativos bem incomuns. Esses ajudam a engajar os colaboradores, reter talentos e atrair bons profissionais para as vagas disponíveis.
Se você deseja oferecer benefícios diferentes e atrativos aos colaboradores da sua empresa, mas ainda possui dúvidas, não precisa se preocupar. Neste artigo listamos tudo o que precisa saber. Confira a seguir!
Por que os benefícios corporativos estão se tornando cada vez mais atrativos?
A ligação entre reconhecimento e desempenho é um círculo vicioso. De acordo com Bob Nelson, autor do livro 1501 Maneiras de Premiar Seus Colaboradores, os gerentes valorizam mais profissionais que apresentam melhorias constantes em seu desempenho.
Além disso, segundo ele, os diferentes tipos de reconhecimento profissional são grandes motivadores para os funcionários se dedicarem mais ao trabalho. Diante disso, os benefícios corporativos podem ajudar a melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
Oferecer benefícios atrativos em sua empresa mostra aos colaboradores que a companhia se preocupa com eles. Dessa forma, os profissionais tendem a ficar por mais tempo no emprego, o que diminui o índice de turnover.
Para ter bons resultados a longo prazo não basta apenas oferecer os benefícios atrativos. Também é necessário ter salários compatíveis com o mercado, plano de carreira e ações de qualidade de vida.
Como escolher o melhor benefício para sua empresa?
Antes de qualquer decisão, é preciso entender quais benefícios corporativos fazem sentido para sua empresa e trazem mais resultados. Por isso, nem sempre o que funciona para os colaboradores de outra companhia vai ser positivo para os seus.
Tenha os valores da empresa em mente e, principalmente, as necessidades dos profissionais, pois são eles que desfrutarão dos benefícios. Segundo uma pesquisa realizada pela MetLife, ações que ajudam os colaboradores a alcançarem metas pessoais e profissionais são as mais eficazes no ambiente de trabalho.
Então você pode escolher benefícios que proporcionem o desenvolvimento dos funcionários. Para não propor ações ineficazes, a empresa também pode aplicar uma pesquisa interna para saber o que agrada seus profissionais.
Como implementar novos benefícios na cultura organizacional?
A pesquisa da MetLife destaca que 49% dos funcionários entrevistados entendem a importância dos benefícios e afirmam que, por causa deles, seu desempenho no trabalho está melhor. Porém, 15% deles declaram que não percebem a utilidade dos benefícios que possuem.
Por isso, após escolher as melhorias nos benefícios da empresa, é preciso comunicar essas mudanças de maneira clara a todos. Essa atitude é necessária para os profissionais compreenderem porque é tão importante ter esses direitos e não ficarem com dúvidas sobre a utilização.
Para as ações renderem resultados ainda melhores é interessante escrever um manual dos benefícios. Se a empresa tiver um manual de cultura organizacional também é possível incluir essas informações no documento.
Lembre-se de explicar como as vantagens devem ser aproveitadas e quais são as regras de utilização. Para facilitar a compreensão, seja bem específico e liste exemplos com imagens.
Quando for apresentar novos benefícios, reúna as equipes, mostre como usá-los e diga onde consultar essas informações quando precisarem. Depois de implementar essas novidades, relembre os colaboradores periodicamente, por e-mail ou durante reuniões.
Também é fundamental encorajar os líderes a utilizarem os benefícios. Assim eles podem incentivar os profissionais de suas equipes a fazerem o mesmo, o que ajuda a divulgar as vantagens dos direitos oferecidos pela empresa.
Oito benefícios corporativos diferentes para oferecer aos colaboradores
Percebeu a importância de oferecer benefícios aos colaboradores e quer investir em mudanças na empresa? Para te ajudar a escolher os melhores complementos ao salário dos seus colaboradores, listamos oito deles abaixo:
1. Vale terapia
Investir na saúde mental do colaborador tem se tornado cada vez mais comum entre as empresas. Com a rotina acelerada, muitos colaboradores podem ficar sobrecarregados e estressados. Se isso não for tratado a tempo, o profissional pode desenvolver a Síndrome de Burnout.
Para evitar que isso aconteça entre os funcionários da empresa, é possível criar um vale saúde mental. Com ele, o colaborador terá um valor fixo para gastar com as sessões de terapia. A empresa também pode fazer parcerias com um profissional ou grupo de psicólogos e combinar descontos para os funcionários.
2. 14º salário
O 14º salário é uma ótima maneira de reconhecer os esforços dos seus colaboradores e investir no desenvolvimento deles. Diferente do 13º, ele não vem em forma de dinheiro, mas sim em capacitações.
O colaborador pesquisa cursos e eventos, no valor do salário atual, que contribuem para sua vida profissional. A empresa também pode definir um valor fixo para todos, mas lembre-se de deixar esse ponto bem explicado no manual de benefícios.
Também é possível deixar que os colaboradores escolham como usar o benefício, mas é indispensável listar quais são os processos burocráticos para utilizá-lo.
Por exemplo, se o funcionário puder selecionar o curso ou evento, ele deve enviar uma solicitação ao RH e explicar como aquele determinado curso vai contribuir para seu crescimento profissional. Deixe isso bastante claro no manual.
3. Assistência aos novos pais
Empresas como o Google oferecem licença para os novos pais e bônus chamados “Grana para conexão com o bebê”. São valores extras para comprar itens necessários para a criança, como fraldas, alimentos, etc.
O objetivo é apoiar o colaborador nessa nova etapa. Além de se sentir acolhido, essas ações motivam a nova mamãe ou o novo papai na volta ao trabalho após o nascimento do bebê.
4. Aulas de yoga e meditação
Muitas empresas já apostam em yoga e meditação no ambiente profissional para promover o bem-estar dos colaboradores. Esse é o caso de grandes marcas como Nike, Twitter e Instagram.
Os benefícios dessas práticas são diversos. A produtividade dos colaboradores melhora, o nível de estresse no trabalho diminui e ainda há o aumento na qualidade de vida.
O ideal é contratar um profissional para ir à empresa uma ou duas vezes por semana para dar aulas abertas para os colaboradores. Com isso, todos podem praticar juntos e aliviar a sobrecarga do dia a dia de trabalho.
5. Educação financeira
Uma pesquisa realizada pela FGV mostrou que funcionários estressados financeiramente tendem a faltar mais no trabalho. Além disso, a produtividade deles também é impactada negativamente.
Diante disso, oferecer apoio à educação financeira ajudará os profissionais a administrarem melhor seus salários. A iniciativa também trará mais qualidade de vida a eles, o que proporcionará vantagens aos resultados da empresa.
Esse benefício pode ser ofertado por meio de uma parceria com um consultor financeiro aberto para todos os interessados. Também é possível planejar uma palestra ou um workshop para auxiliar nesse tema tão importante para o equilíbrio de uma vida saudável.
6. Mentoria
Ter um mentor oferecido pela própria empresa demonstra como ela se importa com o crescimento de cada colaborador. Assim, o profissional se sente reconhecido e fica mais contente com o emprego.
A mentoria corporativa proporciona vantagens como impacto positivo na vida pessoal do colaborador, foco nos resultados da organização, retenção maior de profissionais, custos mais baixos de capacitação e inclusão de novos talentos.
7. Auxílio home office
Muitas empresas adotaram o trabalho remoto na pandemia e devem continuar com esse modelo, ou optar pelo formato híbrido. Por isso, é interessante oferecer um benefício que atenda essa nova forma de trabalho do colaborador.
O auxílio home office é uma ação simples que ajuda nos custos básicos do colaborador que está se adaptando ao trabalho em casa. Para isso, determine um valor para ajudar com contas de energia, internet e até mesmo na compra de acessórios para um escritório mais ergonômico.
8. Cursos de idiomas
Disponibilizar cursos de idiomas, principalmente de inglês, ajuda a combater o analfabetismo profissional nas empresas. Se o colaborador não tem conhecimento do vocabulário usado no dia a dia de trabalho, seu desenvolvimento será comprometido. Consequentemente, os resultados da companhia serão impactados.
Por esse motivo, promover cursos de inglês profissional é uma prática que beneficia tanto os funcionários quanto a organização. Aqui na Slang, compreendemos a importância do idioma para todos os profissionais, por isso criamos mais de 100 cursos focados em diversas áreas de trabalho.
Com eles, os colaboradores aprendem os termos em inglês usados diariamente em sua profissão. Todos os cursos estão disponíveis online em nossa plataforma, que é baseada no sistema machine learning e facilita o aprendizado do colaborador.
Além disso, a companhia pode escolher apenas as temáticas que conversam com a realidade dos profissionais. Os módulos são gamificados e o RH tem acesso ao progresso de cada funcionário. Assim, fica fácil avaliar com que frequência os profissionais estão utilizando o benefício.
Quer oferecer os nossos cursos de inglês profissionais para os seus colaboradores? Confira os nossos planos para empresas!