Você sabia que os cursos de inglês da Slang, profissionais e gerais, se alinham com o QECR (Quadro Europeu Comum de Referência)? Ao desenvolver nossa metodologia, buscamos consultar o estudo por trás do sistema QECR.
Decidimos nos basear em alguns conceitos que acreditamos serem valiosos para medir a comunicação. Então, nós os adaptamos para o nosso público de alunos adultos no mercado de trabalho. Com esses ajustes e modificações, acreditamos que aprender inglês se torna mais fácil.
Nesse artigo, vamos explicar o que é o QECR e seus pontos positivos e negativos. Também mostraremos como o sistema de inglês geral da Slang se baseia nele. Acompanhe a seguir!
O que é o QECR?
QECR (Quadro Europeu Comum de Referência) é o sistema padrão de certificação de idioma adotado pela União Europeia. Resumidamente, o QECR fornece uma estrutura única e flexível, podendo ser aplicado para medir e comparar a proficiência em idiomas estrangeiros.
O sistema QECR abrange seis níveis: A1 e A2 (iniciante), B1 e B2 (intermediário), C1 e C2 (avançado). Cada nível se baseia em competências que o aluno deve ter para enfrentar situações do cotidiano.
Apesar de ser bem aceito e reconhecido mundialmente, o sistema não especifica padrões de teste detalhados para qualquer idioma. Isso porque, na época que a certificação foi criada, vários países já usavam diferentes sistemas de proficiência.
Pontos positivos e negativos do sistema QECR
Ao invés de memorizar regras gramaticais específicas ou vocabulários, a estrutura do QECR enfatiza as aptidões de cada pessoa. Outro ponto positivo é a simplicidade para planejar grades curriculares de cursos de idiomas. Professores e coordenadores se sentem mais à vontade aplicando os níveis de proficiência.
Em contrapartida, como o QECR não é específico para o inglês, cada curso precisa selecionar o que fazer. Isso inclui tomar decisões pedagógicas sobre qual material específico usar.
Outro desafio é o tempo para subir de nível. Como existem apenas seis níveis definidos oficialmente, cada um demanda muito tempo e dedicação. Com isso, os alunos podem demorar para atingirem outro grau de proficiência.
Como a Slang se baseia no QECR
Assim como o QECR, a Slang é fundamentalmente baseada em uma abordagem comunicativa. Cada um de nossos cursos de inglês geral permite ao aluno estudar o vocabulário e as estruturas que ele precisa para situações específicas.
O sistema de inglês geral da Slang também aborda o problema da desmotivação causada pela extensa duração de cada nível do QECR. São apenas 4 níveis na estrutura do QECR, mas 10 cursos no sistema da Slang. Assim, nossos alunos têm a sensação de progresso muito mais rápido à medida que concluem cada curso.
Além disso, o sistema da Slang não se limita apenas a atribuir a alguém o seu nível de inglês. Fazemos uma avaliação muito mais minuciosa da habilidade de inglês de cada aluno, através de um sistema de pontos. Isso significa que podemos medir onde um aluno se enquadra em cada nível e quanto progresso essa pessoa teve até agora.
Da mesma forma, nossos cursos profissionais são organizados para fazer com que o aluno se comunique sobre tópicos específicos. O inglês profissional e especializado é uma parte necessária para alcançar a fluência no idioma.
Na estrutura do QECR, leva-se em consideração que os alunos podem precisar de diferentes habilidades linguísticas para profissões distintas. A ALTE (Association of Language Testers in Europe) publicou algumas sugestões de como adaptar as diretrizes do QECR para o inglês.
Ela recomenda uma série de capacidades relacionadas ao campo de trabalho ou estudo do aluno. Conseguir entender a maior parte da literatura factual do produto dentro da própria área de trabalho, por exemplo, seria uma capacidade necessária para obter proficiência em leitura no nível B2.
Porém, ao contrário do QECR, os tópicos aprendidos por nossos alunos se relacionam a possíveis cenários da vida profissional.
Com tudo isso em mente, acreditamos ser necessário medir o progresso dos alunos de maneira mais minuciosa e detalhista. Assim, decidimos expandir um único nível do QECR em várias categorias. Veja a seguir!
Nível de inglês geral da Slang | Nível aproximado do QECR |
Beginner 2 Beginner 2 | A1 |
Elementary 1 Elementary 2 Elementary 3 | A2 |
Intermediate 1 Intermediate 2 | B1 |
Intermediate 3 Advanced Intermediate 1 Advanced Intermediate 2 | B2 |
Usuários com nível avançado podem fazer nossos cursos de inglês profissional | C1+ |
Personalização em foco
Como mencionado acima, nossos cursos são totalmente personalizados segundo o nível de conhecimento dos alunos. Isso é essencial para um aprendizado mais dinâmico e acessível, voltado a atender as necessidades de cada um.
Nossa plataforma gamificada oferece aos alunos total imersão e engajamento no aprendizado. E o melhor: você pode estudar quando quiser e de onde estiver.
Para ir além do básico, temos mais de 200 cursos de inglês profissional. Cursos de Engenharia, Assistência médica, Tecnologia, Transporte e Logística, estão disponíveis e contribuem para o desenvolvimento dos profissionais.
Entendeu o que é o QECR e como ele se aplica aos cursos da Slang? Conheça nossos planos e experimente os benefícios!