O inglês instrumental é uma definição bastante mencionada para vagas ligadas a concursos ou provas de classificação. Como algumas pessoas ainda não sabem o que significa esse conceito, vamos explicá-lo por partes.
Resgatando o cenário do mercado de trabalho, há algumas décadas saber inglês era um grande diferencial para o currículo. Porém, hoje a realidade é outra: de diferencial, o idioma passou a ser uma exigência.
Existem vagas que só aceitam candidatos fluentes ou que possuem conhecimento técnico em algum nível avançado. Para ser considerado, o profissional precisa passar em uma prova técnica de conhecimentos em inglês instrumental.
O que podemos afirmar é que, os novos tempos pedem novas qualificações profissionais. Portanto, quem não acompanha a dinâmica, acaba estagnado, sobretudo se almeja uma carreira internacional ou em empresas multinacionais. Mais do que estar pronto para uma avaliação, é preciso que os profissionais consigam se manter atualizados.
Que tal saber mais sobre o inglês instrumental e a diferença dele para o inglês profissional? Continue a leitura e entenda o que ele é, no que se difere do geral, como aprender e várias outras dicas importantes!
O que é inglês instrumental?
O inglês instrumental é uma metodologia voltada a objetivos determinados, como o ensino do idioma focado em vocabulários e conceitos específicos necessários na colocação profissional do estudante. Esse método é usado para aprender palavras mais técnicas do idioma para uma maior proficiência em mestrados, negócios e vestibulares, por exemplo.
Por isso, ele é um tipo de ensino personalizado do idioma. Derivado do ESP (English for Specific Purposes), ou inglês para fins específicos, esse é um método que começou a ganhar forma no início dos anos 60 e passou a ser adotado ao longo do tempo.
Essa técnica também é utilizada para acesso a materiais como artigos e livros mais completos sobre determinada área de estudo ou trabalho, que em sua grande maioria são disponibilizados em inglês.
Mas qual é a diferença entre o inglês instrumental e o inglês profissional?
Como o próprio nome diz, o inglês profissional é uma forma diferente de ter seu aprendizado direcionado ao estudo de termos específicos da área em que atua em seu trabalho. De maneira mais abrangente, essa técnica busca as mais variadas situações do ambiente de trabalho em que você pode usá-los.
E embora não seja algo novo, o inglês profissional vem sendo aperfeiçoado ano após ano e atende às necessidades do mercado contemporâneo. Não é por acaso que possui papel fundamental para combater o analfabetismo profissional nas empresas e garantir o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
Como mencionado até aqui, podemos diferenciar o inglês instrumental do inglês profissional por meio das suas finalidades.
O inglês instrumental é focado no aprendizado pontual do idioma, com foco na leitura; enquanto o inglês profissional trabalha o desenvolvimento da língua inglesa para aplicação na rotina de trabalho, focando na fluência da comunicação como um todo: reading, speaking, listening e writing.
O inglês instrumental e profissional no ambiente corporativo
A necessidade de aprender inglês profissional foi reforçada devido às transformações causadas pela globalização. Com ela, diversas empresas expandiram seus territórios, internacionalizaram seus negócios e passaram a utilizar a língua inglesa para difundir a informação para pessoas de vários países.
Você certamente já percebeu que não basta ser fluente em inglês geral para se comunicar bem no ambiente profissional, não é mesmo? Por isso, é preciso aprender e se preparar para ter o perfil profissional que o mercado demanda.
4 motivos para o inglês ser fundamental no ambiente corporativo
Para entender o que é inglês para o mercado, você precisa saber quais são as razões para ele ser utilizado como o idioma internacional dos negócios:
- As transações comerciais não têm mais fronteiras. Sendo assim, o idioma não pode ser um fator de impedimento para o crescimento dos negócios.
A comunicação com os clientes e parceiros de toda parte do mundo é necessária para comprar e vender. Por isso, é preciso um fator em comum para que ela seja eficiente: o idioma.
- A globalização de atividades é uma realidade. Há muitas empresas com equipes multiculturais, líderes e colaboradores de várias partes do mundo.
Outro motivo para ter um idioma universal de modo que a comunicação não seja um entrave.
- Fusões e aquisições são muito comuns no meio corporativo. São processos complexos até para quem fala o mesmo idioma, imagine então se ocorrem entre empresas de lugares diferentes que falam outro idioma.
- A maioria dos manuais de operações de máquinas e equipamentos industriais estão disponíveis apenas na língua inglesa. Neles, existem termos bastante técnicos da área, que muitas vezes não são compreendidos por quem só sabe o inglês geral.
O inglês no ambiente acadêmico
O inglês instrumental é muito importante para quem pretende ingressar ou já está na faculdade. Talvez você esteja se perguntando para que o conhecimento no vocabulário mais técnico vai ser útil nesse contexto, então vamos te explicar.
Para começar, muitos materiais acadêmicos foram e ainda são produzidos primeiramente na língua inglesa. Alguns deles, inclusive, não possuem versões traduzidas para outros idiomas. Sendo assim, boa parte da bibliografia das disciplinas dos cursos de graduação é encontrada em inglês.
Por isso, além de aprender o inglês tradicional, um estudante precisa ter uma visão estratégica sobre sua carreira e adquirir conhecimentos também em inglês profissional. Não há como deixar de lado esse recurso tão importante e que contribui para o perfil profissional que o mercado exige.
Além disso, há provas de mestrado e doutorado que exigem conhecimento avançado no idioma. Isso porque os estudantes da pós-graduação precisam consultar, produzir e apresentar pesquisas em inglês.
Principais características de cada metodologia de ensino de inglês
Apesar de se tratar do aprendizado da língua inglesa, existem algumas variações entre as metodologias do inglês instrumental, do inglês profissional e do inglês convencional. Mas como podemos defini-los? O que os difere?
Primeiramente, o inglês instrumental foca na aprendizagem do vocabulário mais utilizado para aquela finalidade, principalmente focando na leitura.
Resumidamente, essas técnicas auxiliam em um aprendizado mais acelerado do reading focado em palavras-chave e ideias centrais do texto. Existem diferentes metodologias que facilitam a leitura dinâmica e o entendimento de textos em inglês. No aprendizado do inglês instrumental, duas delas são destaques: o scanning e o skimming.
O scanning, do verbo escanear, é uma maneira de encontrar informações rapidamente em um texto sem necessariamente o ler por inteiro. A dica é buscar por trechos específicos ou frases/palavras em destaque.
O skimming, por sua vez, permite a leitura rápida e, consequentemente, a captação prévia da ideia central do texto. Essa técnica exige maior vocabulário e habilidades de interpretação/organização, mas ainda é uma alternativa até 4x mais rápida para o reading.
O inglês profissional está focado na comunicação e fluência como um todo (reading, speaking, listening e writing), porém ainda focando em termos específicos das áreas profissionais de cada estudante.
Já o inglês convencional também desenvolve todas essas habilidades, mas sem se aprofundar em conteúdos voltados para carreiras.
A diferença é que quem estuda o inglês instrumental, talvez não consiga desenvolver uma conversa sobre diversas situações, até aquelas mais informais, como sobre o que gosta de fazer, hobbies, etc.
Metodologia de ensino do inglês instrumental
Se você busca ir além de saber o que é inglês instrumental e como ele pode beneficiar a sua carreira profissional, investir no inglês profissional é a escolha certa!
Aqui na Slang, nós contamos com mais de 200 cursos de inglês que vão de inglês geral, passando por habilidades interpessoais como liderança, até cursos específicos de mais de 200 indústrias como:
- Engenharia;
- Recursos Humanos;
- Manufatura e Operações;
- Assistência Médica;
- Área Financeira;
- Vendas e Marketing;
- Hospitalidade e Restaurantes;
- Transporte e Logística;
- Indústria Automotiva;
- Indústria Aeronáutica;
- Matemática e Ciências.
Nossa plataforma é baseada no sistema de machine learning, por isso o ensino é personalizado de acordo com as suas necessidades. Além disso, todos os cursos são gamificados, então você aprende como se estivesse jogando no computador ou em dispositivos móveis. Assim, fica fácil aprender o inglês profissional.
É hora de entender como aprender inglês direcionado à sua área de atuação. Conheça o nosso plano individual e comece a estudar gratuitamente!