O desafio
Já se foi a época em que ter inglês no currículo era apenas um diferencial. Hoje em dia, dependendo do setor, é exigência. Segundo a empresa de recrutamento Randstad, ter fluência em inglês aumenta em 44% as possibilidades de conseguir um bom emprego. Isso porque, atualmente, mais e mais empresas vêm se internacionalizando, conquistando clientes de outros países e expandindo suas sedes. Para novas contratações, ter o idioma como segunda língua se torna um pré-requisito.
Não ter inglês fluente era o problema dos alunos do Instituto Tecnológico de Tláhuac (ITT), entidade federal de ensino superior que é referência no México. Os estudantes precisavam ser proficientes na língua para conseguirem ter uma fácil inserção no mercado de trabalho, mas esse não era o caso.
Foi então que, em 2017, o ITT resolveu intervir. O sucesso de seus alunos e ex-alunos seria refletido diretamente na instituição e em seu prestígio como entidade acadêmica, por isso precisariam fazer algo a respeito. Decidiram então incluir a certificação em inglês como requisito indispensável para a obtenção do diploma.
Porém, a partir dessa decisão, o problema continuou e se tornou pior: um número muito alto de alunos não podiam se formar porque não atendiam ao requisito de proficiência em inglês mesmo tendo concluído todas as disciplinas de seu programa de estudos.
Para resolver a questão de vez, o instituto precisava que a solução dos problemas atendesse alguns requisitos específicos. Como não tinham tempo para fazer aulas presenciais, os alunos precisavam de uma alternativa flexível que permitisse estudar inglês a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, alguns estudantes apresentavam problemas na hora de entender documentos e textos em inglês especializado que eram solicitados durante as aulas. Portanto, era importante que a solução a ser implementada não só contribuísse para a formação e qualificação de profissionais competentes em inglês básico e geral, mas que também proporcionasse aos alunos um diferencial no mercado de trabalho por meio da compreensão do inglês profissional e especializado.
Foi então que conheceram a Slang!
A solução
A Slang foi a solução escolhida para enfrentar esse desafio por diversos motivos, entre os quais se destacam o uso de tecnologia de ponta para tornar o aprendizado mais eficiente e a oferta cursos de inglês profissional alinhados aos cursos da instituição. Isso faria com que os alunos desenvolvessem o inglês técnico e especializado que precisavam para conseguir um emprego ou estágio.
A primeira turma de alunos começou com a Slang em agosto de 2017. A partir daí, novas implementações foram feitas, com duração de 6 meses cada, e com novas turmas de alunos que estavam perto de se formar.
Atualmente, os usuários iniciam o programa com um teste de nivelamento que mostra qual o nível inicial de inglês de cada um — de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) — para então poder monitorar seu progresso e assim atingir o requisito de idioma solicitado pela instituição para obter o seu diploma. Além disso, os usuários recebem recomendações úteis sobre quais cursos de inglês profissional estudar de acordo com as suas áreas de conhecimento e necessidades específicas.
Mas a Slang não capacita apenas os alunos do ITT. Nossa plataforma também é utilizada por um grupo de professores como parte de um programa de capacitação que visa fortalecer o inglês geral e profissional dos professores do instituto. O que é fundamental para manter a competitividade acadêmica do instituto em um mundo onde o conhecimento global se encontra codificado, principalmente, em inglês profissional.
Os administradores da plataforma podem verificar o progresso dos seus alunos em tempo real por meio do Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS). Isso facilita o processo de orientação e acompanhamento dos alunos para que alcancem seu objetivo de melhorar o nível de inglês.
O sucesso da implementação se baseou nos seguintes cursos:
“O aplicativo tem sido muito útil já que está sempre disponível, as provas nos ajudam a conhecer o nível dos alunos no que diz respeito ao Quadro Comum Europeu e o Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) tem ajudado muito a acompanhar de perto a dedicação dos alunos. Estamos muito satisfeitos com a maneira como a Slang desenvolveu seu serviço na mesma direção que nossas necessidades.”
Professor Jorge Olayo
Vice-Diretor de Planejamento e Relações Institucionais, ITT
Os resultados
O resultado mais importante que a Slang ajudou o ITT a alcançar foi aumentar a taxa de graduação de seus alunos, visto que o percentual de graduandos sem se formar por falta de inglês obrigatório era uma questão que já se tornava preocupante.
Sem dúvida, a Slang claramente tem ajudado a desenvolver e melhorar o nível de inglês profissional de um número considerável de alunos dentro da instituição. Hoje, os alunos conseguem se desenvolver melhor, tanto no ambiente acadêmico, por entenderem melhor os materiais especializados de suas áreas, quanto no ambiente profissional, por serem mais competitivos no mercado de trabalho.
Os benefícios não param por aí. Um dos fatores que os alunos mais destacam sobre a Slang é que, estudando pelo app no celular, podem organizar seus horários de estudo da forma que preferem e conseguem aprender de qualquer lugar, aproveitando o máximo da plataforma.
Confira os números que atingimos.
“Com a Slang, fortaleci e ampliei meu conhecimento de inglês. A plataforma possui inúmeros cursos que se adaptam às suas necessidades profissionais, o que permite que você se desenvolva em outras áreas de estudo e consiga colocar em prática o conhecimento aprendido. Considero que a ferramenta é perfeita para aprender inglês para sua carreira.”
Francisco Javier Del Prado
Aluno de Engenharia, ITT
Faça como o Instituto Tecnológico de Tláhuac e garanta a vaga de seus estudantes no mercado de trabalho, somos a ferramenta perfeita para aprendizado de inglês especializado na carreira profissional. Conheça a Slang hoje!